CONCEITO DE BIOSSEGURANÇA
A biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.”
Na estética e micropigmentação, a prevenção, o controle, a redução ou eliminação de riscos, estão intimamente relacionados às boas práticas profissionais, que tem o propósito de garantir a integridade de seus clientes, reduzindo riscos de contaminações por micro-organismos e seus respectivos danos para a saúde.
Para quem entende que Beleza está ligada diretamente com o bem-estar e este com a saúde, inserir tais atitudes no ambiente de trabalho é contribuir também pela credibilidade na atuação da esteticista ou do profissional de beleza.
A fundamental assepsia e antissepsia das mãos, a lavagem com sabonete líquido antes e depois de cada procedimento, antes de colocar luvas e após retirá-las e, o uso de antissépticos que destroem as bactérias e, que inclusive várias empresas de cosméticos na área de estética possuem, com ativos hidratantes que higienizam e não deixam as mãos ressecadas.
Atente-se aos seguintes itens:
- Limpeza– Remoção física das sujidades (água, sabão ou detergente).
- Desinfecção– Destruição total dos microorganismos em sua forma vegetativa (quartenário de amônia, cloro ativo, álcool).
- Esterilização– destruição de todas as formas de vida microbiana – agentes físicos e químicos.
Para o procedimento de micropigmentação o método mais eficaz é o físico: calor úmido – autoclave ou calor seco – estufa. Além da higienização do profissional e da cliente, higienizar a sala, bancada, dermógrafo e paquímetro. Suporte para ponteira, pinças e tesouras deverão seguir para esterilização.
Itens de biossegurança na micropigmentação
- Esterilização e limpeza diária da sala de micropigmentação;
- Esterilização de materiais como pinças, tesouras, suportes e ponteiras que hoje em dia já são descartáveis e não reutilizáveis.
- O descarte correto de materiais contaminados (agulhas serão descartadas no lixo perfuro-cortante) embalagem amarela descarpack e outros materiais contaminantes descartar em saco branco.
- O profissional deve estar paramentado, com touca, mascara, luvas e avental.
- Deve ser feita a assepsia das mãos do profissional, e a do cliente no local onde será realizada a técnica.
Com essas medidas de segurança diminui os riscos prejudiciais a saúde.